o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

terça-feira, maio 08, 2007

GILLES VILLENEUVE


Faz hoje precisamente vinte cinco anos que o malogrado Villeneuve perdia a vida nos treinos G.P Bélgica, em Zolder, faltavam oito minutos para o final da sessão quando o Ferrari 128 C2 com o numero 27 (Carismático)de Gilles se desentende com Jochen Mass numa esquerda cega a 280km levando-o ao despiste, tendo o chassis partido a meio após uma série de capotamentos, levando o Piloto a ser cuspido juntamente com a backet contra a rede de protecção ( Lamentavelmente observei em directo na TV este fatídico acidente).
Villeneuve era um piloto muito querido de todos os fãs da F1 tal como diz o seu filho Jacques era uma lenda.
Tendo vencido seis grandes prémios, Villeneuve ficara na história da F1, não como campeão do mundo mas como um grande piloto, muito perfeccionista, corajoso e muito competitivo, adjectivos que muitos poucos pilotos o conseguem.
O comendator Enzo Ferrari tinha por Villeneuve uma admiração incrível ao ponto de quando Gilles faleceu ter uma vela acesa de dia e de noite, um jarro de flores para ele e seu irmão Dino no seu escritório em Marannelo.
Niki Lauda, tinha por ele uma grande respeito pelo seu talento, sendo companheiros na Ferrari. Lauda apelidava-o carinhosamente de louco no bom sentido, pois entre eles existia um respeito mútuo.
Niki conta que no G.P. Bélgica sai das boxes a frente de Gilles na volta de aquecimento de pneus, nos treinos oficiais e Villeneuve logo na terceira curva passa Lauda de gás, Lauda chega a boxe dirige-se a Gilles e diz-lhe é preciso andares assim tão rápido nesta volta?
E Villeneuve lhe diz simplesmente “ Eu só sei pilotar assim “ eloquente o talento deste grande piloto mesmo para Lauda um grande senhor da F1.
Joann Villeneuve sua esposa diz que com ele viviam sempre no limite, com grandes dificuldades financeiras a família vivia como "ciganos" numa motorhome, de circuito em circuito, logo que houvesse dinheiro para correr e para comer estava tudo ok para Gilles.
Lembra que as suas brincadeiras eram assustadoras, mas divertidas. Numa estrada com neve puxa o volante á esposa para ver como ela se safava, já como piloto da Ferrari pilota o seu helicóptero largando os comandos deste, diz para Joann “pilota tu ou vamos cair” era a sua forma de viver.
Recordo uma corrida de Villeneuve com Rene Arnoux da Renault em que numa volta se ultrapassam rodas com rodas várias vezes saindo vencedor Villeneuve por miléssimas de segundo.
Villeneuve dizia que os carros eram muito rápidos em curva e que teria-se que parar com esta situação pois eram muito perigosos, chamavam-lhe “ aviões de voo rasante” os circuitos estavam a ficar obsoletos e não se poderiam mudar de ano para ano os mesmos.
Afirmava para andar como os melhores pilotos do mundo tinha que travar nos limites e sair o mais rapidamente das curvas.
Depois da saída de Lauda o seu companheiro de Team, foi o malogrado Didier Pironi o qual eram grandes amigos, quando estava bom tempo deslocavam-se no seu helicóptero mas quando estava mau tempo viajavam de carro de França onde residiam para Maranelo em corridas, a ver quem chegaria primeiro, um dia zangam-se e a esposa de Pironi que não poderia ter filhos, após a morte de Didier faz uma fecundação em Vitro dando o nome aos seus dois filhos Gilles e Didier isto só demonstra como Villeneuve continua vivo.
Corajoso como nunca, Villeneuve deixou muitas saudades a todos os seus fãs e á F1 em geral, quem o viu correr jamais o esquecerá.

1 Comentários:

Blogger jocasipe disse...

Belo post. tb fiz referencia (no meu blog) a esta efeméride!

1:25 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial