o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

segunda-feira, abril 19, 2010

GIACOMO AGOSTINI O GÉNIO



Agostini mais conhecido como “ARGO” no meio do Motociclismo Mundial, iniciou-se nas lides do motociclismo de velocidade no longínquo ano 1964 aos comandos uma Morini 250 cc vindo a vencer o seu primeiro Grande Prémio precisamente um ano depois na Alemanha.
Nos anos de 1968 a 1971 venceu todos os grandes prémios em que participou 69 (sessenta e nove)com a MV Agusta entre a cilindrada de 350cc a 500cc.
Sendo este um dos recordes mais impressionantes de toda história do motociclismo Mundial, um feito inigualável até hoje e impossível de igualar .
Feito conseguido há total supremacia da sua Moto como também o seu maior rival de então Mike Hailwood …THE BIKE…ter rumado á Honda em total desacordo de favorecimento competitivo de Argo do Conde Domenico Agusta.
Giacomo filho de uma família abastada teve um início de carreira difícil pois seu pai não autorizava a correr, contam que Argo convenceu um notário para lhe passar um documento que lhe autorizava correr em ciclismo escondendo o prefixo “ Moto “
Iniciando-se nas Rampas sendo Campeão Italiano de 175cc a 350cc.
Logo na sua estreia no Mundial conclui num excelente 4º lugar com a Morini tendo chamado atenção do Conde Agusta.
No seu primeiro ano os comandos da MV Agusta Argo é vice Campeão em 500cc e perde o titulo de 350cc na ultima prova com um problema mecânico.
O Génio ao longo da sua carreira alcança 159 vitórias 68 na cilindrada de 500cc e 54 em 350 cc e um ultimo titulo em 750cc vencendo sete títulos na classe de 350cc e oito nas 500cc sendo sete consecutivos em 500cc o último já com 33 anos aos comandos de uma Yamaha sendo o primeiro título de uma moto a dois tempos.
Afastado da competição após ter conquistado este inigualável palmarés Agostini converte se a Team Manager vindo a contrata no ano de 1982 uma outra lenda do motociclismo Mundial Graziano Rossi pai de Valentino Rossi…..


Argo um dos maiores talentos do motociclismo disse em 1967…….
Há quem nascesse para ser artista ou poeta, eu nasci para pilotar motos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial