o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

domingo, março 04, 2007

MANUEL LOPES GIÃO PAI


Manuel Gião inicia-se na IX volta a Portugal em 1958 acompanhado de José Tarouca num MGA, sem cintos de segurança e sem capacetes, os seus adversários de então eram José Lampreia, Basílio dos Santos, Horácio Macedo e o António Peixinho, grandes ases daquela década.
Vencendo a sua primeira prova em 1971 no circuito de Monte Claros no troféu Datsun 1200, da Entreposto participou em cem provas vencendo 20 conquistando o titulo de Campeão Nacional de Rallys em 1966 no Cooper S da J.J.Gonçalves tendo vencido oito provas das nove que compunham este campeonato, neste mesmo ano
Depois de uma temporada de afastamento das competições Manuel Gião aparece por fora desta, a apoiar Santinho Mendes, e como ele referia muitas vezes sofre-se mais por fora da competição.
Referindo o papel de José Megre como o impulsionador da Entreposto na competição, pai do Troféu Datsun 1200. Uma das maiores tristezas de Manuel Gião foi o ter sido desclassificado no circuito de Montes Claro em 1966 por o radiador ter mais dois fabos.
O gosto pelos automóveis inicia-se muito cedo pois o seu pai tinha um concessionário na Guarda da General Motores (Hoje Opel) mas o seu pai nunca o apoiou nas corridas só quando veio para Lisboa em 1957 é que dá inicio á sua carreira como piloto de competição.
Gião dava preferência as provas de velocidade dizia ele que gostava mais da luta directa em pista, mas nos Rallys as provas que se realizavam eram com pneus recauchutados e a suspensão era para todo o rally.
Nos anos de 65 a 67 Gião foi piloto oficial da Austin de J.J. Gonçalves mas já no final de carreira, e no final desta carreira é que obtêm melhores resultados com o Austin Cooper S, tendo sido o obreiro do desenvolvimento dos Rallys em Portugal, e sendo um dos primeiros pilotos Internacional ao fazer provas em Espanha.
Manuel Gião conduziu vários carros tais como Porche 911 1600 no Volvo Marreco emprestado pelo seu amigo Carlos Faustino, Peugeot, Mini, e Datsun.
Termina a sua carreira com uma vitória no Troféu Datsun 1200.
E dá seguimento a carreira do seu filho iniciando este no Kart com dez anos de idade

2 Comentários:

Blogger Luis disse...

Parabéns pelo seu Blog! É para mim sempre um prazer reviver tempos idos e rapaziada da minha geração!O Manuel Gião utilizou (entre muitos outros 'S' MKI) o GE-90-00 que o Fernando Soares entretanto recuperou e com o qual teve o acidente em Angouleme...dorme cá em casa o GE-90-01 arredado dum passado também desportivo e (finalmente) no seu merecido 'retirement'...
(http://ct4nh.blogspot.com/)
Um abraço e grato
Luis Teixeira

3:15 da tarde  
Anonymous Manuel Gião disse...

Muito Obrigado Salvador por este blog sobre Gião Pai e filho, gostei muito do que escreveu, sempre que precisar de alguma informação minha, disponha. Grande Abraço, Manuel Gião

1:21 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial