MARKKU ALÉN
Natural da Finlândia, nasceu em Helsínquia no ano de 1951 Markku Alén detêm ainda hoje o Recorde de vitórias em especiais do Mundial mais concretamente 774, têm ainda 19 vitorias em Rallys do Campeonato do Mundo.
Alén se iniciou como piloto de Rallys no longinco ano 1969 com um Renaul 8 Gordini vindo a terminar o ano a pilotar um Volvo 142.
A sua primeira prova como piloto Profissional foi pela Ford terminando o Rally da Grã –Bertanha ( Rally RAC ) em 1973 num excelente terceiro lugar depois de um acidente no primeiro dia o ter atirado para a cauda da classificação .
Em 1975 assinou pelo Grupo Fiat pilotando carros da marca Fiat 124 Spyder vencedo o seu primero Rally de Portugal com este mesmo carro Fiat 124 Spyder e Fiat 131 Abarth até 1989 vencendo a Copa FIA no ano 1978 pela Fiat.
Foi considerado o piloto mais Latino dos Finlandeses por estar ligado ao Grupo Fiat 14 anos consecutivamente.
Venceu o nosso rally de Portugal por 5 vezes em 1975-1977-1978 - no seu primeiro Ano venceu com um Fiat 124 Spyder sempre acompanhado pelo seu conterrâneo Finlandês llka Kivimak a seu lado.
No ano de 1981 venceu o Rally Vinho do Porto era a designação na época, com um Fiat 131 Abarth de grupo A recordo com saudade esta vitória como se fosse hoje, logo na primeira Especial da Peninha em Sintra, Markku Alén arranca a roda da frente do lado direito do Lancia 131 Abarth terminando a Especial de marcha atrás, mas com a Garra e Felling que o caracteriza não baixou os braços, parte para assistência para repor tudo de novo e parte com a faca nos dentes com uma pilotagem de Raiva, vem a vencer o Rally de Portugal contra os poderosos Audi Quattro Sport de Grupo B de Mikkola e Michelle Mouton de quatro rodas motrizes , feito como só os grandes Campeões o fazem. Na sua ultima vitória em Portugal em 1987 pilotou um Lancia Delta 4 WD Integrale Martini de grupo A.
O titulo de Campeão Mundial passou-lhe ao lado por diversas vezes , mas foi considerado como o campeão dos Fãs com a sua pilotagem de Máximo Atack sempre no máximo das suas capacidades de pilotagem, com uma talento acima da média fazia as delicias de quem o via pilotar o seu Lancia 037 de apenas duas rodas motrizes e compressor volumétrico, com trajéctorias precisas ao milímetro principalmente no asfalto onde este carro perdia menos tracção era muito competitivo contra armada Audi Sport Quattro de grupo B 4 rodas motrizes pilotados por Hannu Mikkola e Michell Mouton e da Peugeot 205 Turbo 16 Grupo B de Ari Vatanen e Juha Kankunen era sem duvida o piloto carismatico dos Portugueses.
Posteriormente ao Lancia 037 Alén pilota o novo Lancia Delta S 4 de grupo B da Martini Racing de quatro rodas motrizes carro o qual no ano de 1986 após a morte na Córsega do seu companheiro de Team Henry Toivonen lhe proporciona o tão desejado titulo após exclusão do Peugeot Turbo 16 de Juha Kankunen Markku é considerado Campeão somente por 11 dias até a Peugeot apelar á FIA tendo vencido esse apelo e o titulo foi parar as mãos de Juha Kankunen.
Em 1990 Alén se mudou para a Subaru gerenciada pela Prodrive de David Richardes ( Antigo Co- Piloto de Ari Vatanen ) Subaru World Rally Team foi o responsável dos primeiros êxitos do Subaru Legacy RS 4 WD revejo neste preciso momento Alén fazer uma direita longa com este mesmo carro no Troço de São Lourenço da Montaria em Ponte de Lima com uma pilotagem eficaz e bela.
No ano 1992 se transfere para a Toyota Team Europe do malogrado Ove Andersson sendo um piloto subalterno em relação ao seu companheiro de Team Carlos Sainz sobre ordens de Ove Andersson, em 1993 Alén se viu sem um Team fixo pilotando para a Toyota e Subaru conquistando um segundo lugar com o Toyota no Raly Safari e um quarto para Subaru em Portugal terminando a sua carreira como piloto profissional no Rally dos Mil Lagos na sua Finlândia Natal após um despiste que pôs fim a sua longa carreira como piloto .
Em 2001 participou no seu Rally da Finlândia terminando num 16º lugar da geral num Ford Focus WRC ao celebrar os seus 50 anos de vida.......
Um piloto que ficara na memoria dos Portugueses com um Carisma e como um filho da casa como ele gostava de referir que Portugal e os seus Fãs eram o seu segundo Pais e a sua segunda casa ..........
o Cousa
Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.
Acerca de mim
- Nome: ALS -Bang/Bang
- Localização: Gondomar, Porto, Portugal
Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial